quarta-feira, 4 de julho de 2012

Memórias do Homem de Vidro

Homem de vidro?
Pois é isso mesmo o que um obstetra deveria ser no momento do parto: apenas vidro. Está presente, mas não impõem sua presença! Sua forte e gentil presença permite que os bebês entrem no mundo em PAZ e cercados por um ambiente de amor, cuidado e segurança.
É preciso devolver as mulheres o poder e a majestade do parto.
Quem disse que ter PN deitado é a melhor opção? Quem disse que precisa de um corte no períneo para que o bebê desça melhor? Quem disse que é preciso fazer muita força para o bebê nascer? Quem disse....?
Um médicO. Um HOMEM! E assim, foram introduzindo muitas coisas: utensílios, tecnologias na hora do parto. Que, na maioria dos casos, não se adapta a todas as mulheres. Tornando o nascimento evento de muitos, menos daqueles que estão realmente envolvidos: Mamãe e bebê!
Memórias do Homem de Vidro: Reminiscências de um Obstetra Humanista, livro do Dr. Ricardo H. Jones. Este é o livro que estou lendo e amando! Um obstetra gaúcho que luta pela humanização do parto.
Está grávida? deverias ler este livro!
Ele descreve cenas lindas ocorridas em um Centro Obstétrico, porém cenas que vão contra tudo o que se pratica em um C.O.
Logo mais postarei uma dessas histórias.
Fora os nascimentos em casa. Já pensou? Ter seu bebê no conforto de seu lar. Eu não me vejo nessa situação, sou daquelas que me sinto mais segura no hospital mesmo... mas acho lindo e divino quem tem esse desejo e o realiza! Uma das paicentes do Dr. Ric não me sai da cabeça, seu nome é Madalena, teve cinco filhos de PN e em casa!! Simples, rápido, maravilhoso! Assim que der posto a história dessa mulher guerreira!
Quem me emprestou esse livro foi minha doula: Ionara!
Falando nela, nossos encontros tem sido MARA, conversamos muito. Ela tem me mostrado o quanto ainda preciso me conhecer como mulher para ter o domínio na hora do parto... falando nele, estou fazendo meu Plano de Parto. O que eu quero e o que eu não quero que façam enquanto estiver em trabalho de parto. Colocar no papel é fácil, vamos ver se na prática vai ser assim mesmo, rs.
Algo que tenho bem definido é a permanência em casa, assim como no parto da Isa, quero ficar o máximo do tempo aqui mesmo, dançando, caminhando, escutando música... só não vou esperar dilatar tudo para ser aquela correria novamente.. rs, prometo que irei antes dos 9cm para o hospital dessa vez...hehehe


"Para criar um mundo pacífico, devemos começar pelo cuidado com mães e bebês nesse momento tão sensível e sagrado que é o de trazer uma nova vida ao nosso convívio."



Nenhum comentário:

Postar um comentário