quarta-feira, 25 de julho de 2012

A espera continua!

Quando optamos pelo natural é assim mesmo, expectativa e ansiedade na espera do nosso bebê!!
Hoje encontrei um desabafo na Internet que resume muito bem o que eu também sinto quando muitos me interrogam do por que do parto normal... ou ainda, vem com aquelas "desculpas" famosas dos obstetras capitalistas nada humanistas!

Vale a pena!


Mais uma vez eu vou falar: Eu não sou contra a cesariana!!

A Cesariana é uma escolha da mulher. E cada um tem o direito de decidir sobre o seu corpo.
Eu sou contra o sistema de saúde falho e capitalista que leva as mulheres a acreditarem que a cesariana é a alternativa mais segura.
Eu sou contra o sistema de saúde que não permite que a mulher que deseja ter a experiência de um parto natural e respeitoso aconteça, que ela decida sobre seu corpo e sua saúde, que ela seja atendida conforme as orientações das evidências científicas!

Recebo ligações frequentes (quase diárias) de mulheres pedindo ajuda porque querem se informar e ter a possibilidade de um parto normal e simplesmente não encontram alternativas para isso:  O médico se nega a assistir o parto e pressiona para a cesariana. A família e os amigos pressionam para que a criança nasça logo, na data provável de parto, preferencialmente no fim de semana e antes do feriado. Os hospitais não oferecem o mínimo de condições de ambiência ou uma equipe obstétrica que garanta segurança à mulher que quiser dar à luz!

A justificativa que escuto dos colegas médicos e dos diretores / coordenadores / enfermeiros dos hospitais: não existe demanda e não é lucrativo ter uma sala de parto no sistema privado! ESSA DEMANDA EXISTE!! AS MULHERES QUEREM O DIREITO DE PARIR!! O grande problema é que elas são boicotadas antes mesmo de chegar à maternidade.

Sim, eu sou radical! Cesariana eletiva é um crime contra a saúde!
Mentir para uma mulher que o cordão pode enforcar o bebê ou que ela não entrará em trabalho de parto é negar o direito à informação sobre a saúde!
Atender o parto com um monte de intervenções sabidamente contra-indicadas é negligência médica!
Impor um limite de tempo para a gravidez ou para o trabalho de parto é não respeitar o corpo e o tempo da mulher e do bebê!
O que torna o parto normal traumatizante não é o processo de parto, é a assistência que é dada a ele.

As mulheres que optam pela cesariana estão bem servidas pelo nosso sistema captalista, por elas ninguém precisa lutar!
A luta é pelas mulheres que não querem se submeter a uma cirurgia desnecessária e não encontram meios para isso!

Mas sinceramente... tô cansada dessa história de nadar contra a maré e ainda tentar bancar a salva-vidas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário