quinta-feira, 24 de maio de 2012

O trabalho da Doula

Hoje resolvi postar sobre o trabalho da doula. 
Na minha primeira gestação, pude contar com uma pessoa maravilhosa, a Fabrícia. Que, além de doula é psicóloga. Ela me ajudou muito: seja na preparação para o parto (enfrentando meus medos), como na vida após a chegada da Isadora. Uma fofa! Só não pode estar comigo no momento do parto. Mas isso até me ajudou, afinal, sou do tipo "gata" que gosta de estar sozinha nesses momentos...
Agora, para a chegada do Mateus, quem está me ajudando é a Ionara. Outra fofa, ela é tipo "bombril" afinal, é doula, psicóloga e enfermeira!! ufa!

Mas vamos lá, o que faz a doula? A palavra "doula" vem do grego "mulher que serve". Nos dias de hoje, aplica-se às mulheres que dão suporte físico e emocional a outras mulheres antes, durante e após o parto.
Antes do parto: a doula orienta o casal sobre o que esperar do parto e pós-parto. Explica os procedimentos comuns e ajuda a mulher a se preparar, física e emocionalmente para o parto, das mais variadas formas.
Durante o parto: a doula funciona como uma interface entre a equipe de atendimento e o casal. Ela explica os complicados termos médicos e os procedimentos hospitalares e atenua a eventual frieza da equipe de atendimento em um dos momentos mais vulneráveis da vida. Ela ajuda a parturiente a encontrar posições mais confortáveis para o trabalho de parto e parto, mostra formas eficientes de respiração e propõe medidas naturais que podem aliviar as dores, como banhos, massagens e relaxamento.
Após o parto: ela faz visitas à nova família, oferecendo apoio para o período de pós-parto, especialmente em relação à amamentação e cuidados com o bebê.


Aqui em Brusque, podemos contar com a equipe: Doulas do Sul (http://www.doulasdosul.com.br) No site tem muitas informações.

Semana que vem terei minha primeira visita da doula. Iremos iniciar as conversas. Porém ela já está me ajudando, me mandou um cd com exercícios de yoga para gestantes (maravilhoso) e um cd de relaxamento.

Segue fotinho da Ionara no dia do nascimento da Isadora. Tive a sorte de contar com ela no plantão do hospital...

E você, se é gestante, já pensou em contar com uma doula?

Um comentário:

  1. ola adorei se cantinho obrigada por visitar o meu...
    quando quiser passa la pra da uma espiadinha....
    beijos e ja estou seguindo!

    ResponderExcluir