segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Por que as pessoas nos decepcionam?

Bem, o intuito do blog é partilhar experiências, então quero partilhar sobre algo que tem tirado a minha paz.
Mesmo sabendo que os outros não existem para atender as nossas expectativas, mesmo assim, tenho questionado muito o POR QUE das pessoas nos decepcionarem.
Já parou para pensar sobre isso?
As vezes você se empolga com a situação, com a pessoa, quer que algo aconteça, acha que é legal e....... simplesmente sem motivo justo (aparentemente) te "puxam a cadeira" e você se frusta, se machuca. 
E aí, qual sua reação?
Eu geralmente quando me decepciono, manifesto isso com irritação, raiva, julgamento (...)! Pobre de mim. Em meu interior, até tenho as respostas, pois muito tenho aprendido sobre isso. Só que muitas vezes não consigo colocá-las em prática. O que falta? Não sei.
Na verdade, quando nos decepcionamos com alguém, é porque não encontramos a pessoa que idealizamos. Esperamos muito dos outros. Essa é a razão pela qual muitos relacionamentos – seja amizade, namoro, casamento – chegam ao fim. Cogitamos ser felizes ao invés de fazer feliz àquele que está ao nosso lado. 
O segredo está em amar sem cobranças!
Não podemos perder a alegria de nos surpreender com o "ser" e o "fazer" do outro, e isso só acontece quando não cobramos, não exigimos... o que se torna surpresa é o que não esperamos. Podemos nos encantar com alguém a vida inteira quando não exigimos em troca aquilo que damos de afeto.
O que eu não cobro do outro, será uma alegria para mim! *
Tenho tentado considerar todas as pessoas como um presente Divino, onde tenho a oportunidade de vivenciar o amor gratuito.. mas, claro, humana como sou, muitas vezes erro feio e vejo o quão pequena ainda sou na busca pela verdade, na busca pelo amor, na busca por viver aquilo que Jesus nos ensinou!
Jesus nos diz através da Palavra: "Há mais felicidade em dar do que receber" (Atos 20,35b).
ou ainda: "Tudo que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles" (Mateus 7,12)
Só mais uma coisinha: Ele também nos ensina que devemos AMAR as pessoas e não que temos que gostar de todas elas! Amar é diferente de gostar! Se você ama, você perdoa. Se você apenas gosta, você julga.
E claro, se você ama, você não concorda, mas respeita!!!

Um comentário:

  1. Ju, acho que a questão toda pode ser resumida em uma única frase citada por você: "Esperamos muito dos outros". Acho que é mais do que isso inclusive, esperamos que o outro haja como NÓS AGIRÍAMOS (ou acreditamos que iríamos agir) frente a determinada situação. A questão é que o outro não é igual a mim, e não tem porque ser igual a mim. É difícil respeitar genuinamente a diferença. Por isso esperamos tanto dos outros, porque acreditamos que ele se comportará segundo os mesmos valores e padrões comportamentais que nós, e quando isso não acontece vem a decepção e frustração...

    Acho que isso não implica que temos que perder a fé no outro, que não podemos esperar nada do próximo. Mas quando aceitamos a diferença genuinamente, e depositamos menos expectativa no outro e colocamos mais a responsabilidade pela nossa felicidade na nossa conta, a chance de nos decepcionarmos diminui e a de nos surpreendermos positivamente aumenta.

    Fácil não é, mas o que é que vem de graça nessa vida? Pra mim só panfleto de promoção do mercado, haha.

    Beijos!

    ResponderExcluir